Monte seu Calendário Sazonal de 2024

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calendário sazonal

Tudo na confeitaria requer planejamento, assim, não seria diferente para as datas sazonais. Montamos uma colinha para você se basear e montar seu próprio calendário sazonal de 2024

Antes de começarmos, é importante saber o que é um calendário sazonal. Na confeitaria, um calendário sazonal é o que vai te ajudar no planejamento das suas entregas. Sendo assim, você vai analisar o seu público e decidir quais datas comemorativas você pode produzir encomendas especiais para vender mais.

Resumidamente, a ideia das datas sazonais, nada mais é do que registrar momentos históricos e comemorações importantes, assim, destacando as datas que tenham um apelo maior ao público e que podem ser usadas como estratégias de venda e de divulgação do seu trabalho. Portanto, com base nessas datas, você consegue montar ações durante o ano para ter um maior volume de venda e para divulgar ainda mais o seu trabalho à novas pessoas.

Por onde começar

Como dito anteriormente, você precisa primeiro entender qual é o seu público. São pessoas que gostam de coisas mais sofisticadas? ou que consomem mais em datas maiores como o Dia das Mães, Natal e Páscoa?, ou são clientes que compram em qualquer data comemorativa, seja ela grande ou não?

Tendo isso definido, você vai conseguir programar quais datas você vai dar mais atenção e se programar com relação aos ingredientes, ao tempo, se vai precisar de alguém para te ajudar e tudo o que vai colocar no seu cardápio de cada sazonalidade.

Datas sazonais de 2024

Separamos aqui algumas datas sazonais que você pode considerar colocar no seu planejamento anual. 

  • Aniversário de São Paulo – 25 de janeiro;
  • Carnaval – Entre fevereiro e início de março;
  • Dia Internacional da Mulher – 8 de março;
  • Páscoa – Entre março e abril;
  • Dia das Mães – Segundo domingo de maio;
  • Dia dos Namorados – 12 de junho; 
  • Festa junina e julina –  junho e julho;
  • Dia dos Pais – Segundo domingo de agosto;
  • Dia das Crianças – 12 de outubro;
  • Halloween – 31 de outubro
  • Black Friday – Sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (que acontece na 4° quinta-feira de novembro;
  • Natal –  25 de dezembro;
  • Ano novo – Véspera dia 31 de dezembro.

Planejamento do calendário

Comece seu planejamento o mais rápido possível, pois ao longo do ano você já sabe para quais datas precisa se preparar com antecedência. Lembre-se, nem todas as datas são comemorativas, então use do seu conhecimento em relação aos seus clientes para definir quais datas vão entrar no seu calendário e quais não vão. 

No planejamento você pode colocar quando irá começar os preparativos de cada data. Por exemplo, se a Páscoa desse ano vai cair no dia 31 de março, você pode começar a planejar o cardápio e a distribuir para as pessoas em janeiro. Também pode começar a fazer o estoque de tudo o que vai precisar: chocolates, embalagens, decoração, confeitos, recheios, etc. No meio de fevereiro você já pode começar a adiantar algumas coisas como, vai precisar de assistente? quanto tempo vai demorar para cada encomenda? A ficha técnica das receitas estão atualizadas? 

O máximo que você conseguir se adiantar para essas datas, melhor e mais eficaz será suas entregas. Mas, é importante lembrar que a organização do calendário não está só na produção, você também precisa divulgar o seus serviços, certo? 

Focar na divulgação

Todos sabemos que a vida de confeiteiros e confeiteiras não é nada fácil, porque além de dar conta de toda a produção dos doces, você também precisa conquistar mais pessoas e ter novos clientes sempre!  O boca a boca é muito bom para a divulgação do seu trabalho, mas não dá pra contar 100% com isso, invista na moda do momento: a internet. 

Faça vídeos de alguns dos seus preparos, tire foto, publique o máximo de conteúdo digital possível. Além disso, faça um cartão ou uma etiqueta com um qr code do seu instagram para colocar na embalagem dos seus produtos, assim, sempre que alguém que não te conhece, comer o seu doce, vai poder entrar em contato futuramente para novas encomendas. 

Analisar dados

Caso você já esteja na confeitaria há um tempo, é muito importante ter um banco de dados para analisar como foram as vendas de cada data sazonal dos outros anos. O que você mais vendeu, qual é o seu carro-chefe, quanto você lucrou em cada data e assim por diante. Com base nesses dados, você poderá ter uma noção melhor de como se planejar para os próximos anos.

Agora que você já sabe como se planejar para o ano de 2024, então aproveite para fazer seu estoque de Páscoa com a gente! Entregamos para todo o Brasil, mas também temos a nossa loja física que você pode vir nos visitar e aproveitar nossas ofertas ainda mais!

Veja também: CONFEITARIA PARA INICIANTES: CUIDADOS E SEGURANÇA

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29
dez
2023