Como ter uma Confeitaria Sustentável! Tudo o que Você Precisa Saber

Blog Loja Santo Antonio > Diversos > Como ter uma Confeitaria Sustentável! Tudo o que Você Precisa Saber
Confeitaria sustentável

Antes de tudo, você sabe o que é ser sustentável? Então venha saber como aderir alguns costumes para contribuir com o meio ambiente e ser sustentável

Ser sustentável nada mais é do que contribuir para que o meio ambiente seja tratado com respeito. Ou seja, fazer uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras e encontrar um equilíbrio entre o mundo do comércio com a preservação ambiental. 

Por isso, viemos te ajudar a ser sustentável sem atrapalhar a sua produção do dia a dia! Além de sustentável, a culinária consciente incentiva muito na vida prolongada do mundo onde vivemos. Cozinhar em quantidades que não gerem desperdício e, quando possível, escolher alimentos da estação são posturas de quem aplica a culinária sustentável.

Veja a seguir:

  • Como ser sustentável na cozinha;
  • Como ter um ambiente sustentável;
  • Hábitos antigos a serem esquecidos;
  • Empresas que visam a sustentabilidade.

Como ser sustentável na cozinha

Você pode começar pelo básico, separar o lixo reciclável do orgânico. Não é difícil, basta ter um lixo para restos de comida e embalagens não recicláveis e outro saco para itens recicláveis. Além de ter alguns projetos do governo, onde existem coletas de lixo reciclável, você também pode entrar em contato com galpões que pegam esse lixo de graça. Veja mais sobre reciclagem aqui.

Outro hábito simples que você pode adquirir, é se atentar ao uso desnecessário de plástico. Sabemos muito bem que no mundo da confeitaria existem muitas embalagens e utensílios descartáveis, no entanto, existem produtos reutilizáveis, como por exemplo as mangas de confeitar, formas laváveis que podem ser usadas mais de uma vez, desmoldantes que evitam o uso de papel toalha na hora de untar formas e muito outros! Você também pode apostar em embalagens e caixas de papel para acomodar as encomendas.

Como ter um ambiente sustentável

Assim como simples atitudes e hábitos podem fazer a diferença, você também pode tomar medidas simples no ambiente de trabalho, que vão ser muito benéficas ao meio-ambiente. Incentive os funcionários a utilizar canecas e copos de vidro, evitando copos de papel ou de plástico descartáveis, assim vocês irão produzir menos lixo desnecessário. Quando for fazer compras, tente apostar em produções agrícolas sustentáveis, como por exemplo comprar alimentos orgânicos. Veja mais sobre agricultura sustentável aqui.

Outra dica com relação ao seu ambiente de trabalho, é apostar em iluminação natural o máximo que conseguir, além de economizar na conta de luz, você também diminui o consumo de lâmpadas. 

Hábitos antigos a serem esquecidos

Para que os novos hábitos ganhem espaço, é preciso se livrar de alguns hábitos antigos primeiro. Portanto, pense sempre que estiver produzindo algo “Qual é o impacto que isso vai causar futuramente?”. Se você produzir uma certa quantidade de lixo plástico por dia, imagina quanto você não vai produzir em um mês, e em um ano? Agora imagina milhares de confeitarias que produzem essa mesma quantidade ou mais? Mas, se você tentar reciclar o máximo de lixo que conseguir e trocar alguns materiais descartáveis por utensílios reutilizáveis, isso já diminui muito o lixo desnecessário. 

Quando for às compras, tente dar prioridade a alimentos como: Vegetais e frutos orgânicos; Alimentos com menos embalagem ou que tenham embalagens recicláveis; Carne de animais criados em pasto; Peixes cultivados de maneira sustentável; Produtos alimentícios orgânicos e de comércio justo; Qualquer alimento de origem vegetal.

Veja também: PORQUE APOSTAR EM UM CARDÁPIO VEGANO

Empresas que visam a sustentabilidade

Para uma empresa ser considerada sustentável, ela precisa de uma infraestrutura bem boa e organizada, pois quando falamos em ser sustentável com 5 pessoas, é bem mais fácil do que uma empresa com centenas de funcionários. Sendo assim, a empresa precisa investir tempo e energia para obter um resultado eficiente. Além de ter análises e supervisões para saber se o fluxo está funcionando devidamente. 

Além disso, para que uma marca seja considerada sustentável, não basta ter uma pequena linha de produtos “ecológicos”. Ela deve estar conectada com a sustentabilidade e em busca de um menor impacto ambiental no geral.

Veja algumas empresas no ramo da confeitaria que possuem práticas sustentáveis:

Esses são alguns exemplos de empresas que se importam com o meio ambiente e têm um compromisso com o nosso futuro. Para saber se uma determinada empresa possui práticas sustentáveis, basta ver se possui selos ambientais ou certificados que comprovam a sustentabilidade. Por exemplo o Selo Verde, que identifica se a empresa faz reciclagem, se sim, nos produtos estarão um selo escrito “eureciclo”. 

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!

15
mar
2024