Toda confeiteira e todo confeiteiro sabe que precisa investir em marketing para divulgar seus produtos, popularizar sua marca e alcançar uma quantidade maior de consumidores. Para isso, as estratégias aplicadas podem variar conforme o tipo de negócio e o interesse particular de cada empreendedor ou empresa.
Continue a leitura deste artigo para conhecer diferentes maneiras de impulsionar suas vendas:
Para começar, confira algumas dicas para você aperfeiçoar suas habilidades e até mesmo desenvolver novas técnicas de confeitaria que podem fazer a diferença na entrega final dos seus produtos.
Inove no processo de caramelização. Isso também é um diferencial diante da necessidade cada vez maior de dietas light e diet, já que o confeiteiro deve dominar técnicas de confeitaria que supram as necessidades do público moderno.
Nesse contexto, o Isomalt é uma boa solução, uma vez que consiste em um caramelo sem açúcar que pode ser utilizado como substituto do ingrediente na produção de decorações vítreas, em esculturas, para Praliné, para caramelar docinhos e para “ninho de decoração”.
Ainda em relação à caramelização, vale a pena falar ainda do caramelo Harald, uma marca com mais de 40 anos, instalada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Algumas receitas utilizam essa alternativa, como o Bombom de Caramelo Harald.
Outra dica de técnicas de confeitaria é a decoração com bicos de confeitar, como:
Os diferentes tipos de massas constituem a base de várias receitas, e a massa folhada pode ser aplicada na produção do doce de mil folhas, da torta tatin, do pastel de nata, do pastel assado recheado e de muitas outras iguarias.
O importante é que o folhado seja crocante e leve, e uma boa massa de folhado deve estufar durante o processo de assamento.
Existem técnicas de confeitaria voltadas à temperagem do chocolate, um processo no qual a temperatura do material é reduzida de 45ºC para 27ºC durante a fase de derretimento. É importante conhecer os melhores métodos para obter bons resultados, sem causar o choque térmico que pode implicar perda de material.
Além das técnicas de confeitaria relativas à produção das receitas, o empreendedor precisa compreender algumas técnicas relacionadas ao marketing. Selecionamos as principais delas para ajudar você a aumentar suas vendas:
Você deve manter seus conhecimentos atualizados sobre novidades, tendências de mercado e aquelas relacionadas ao gosto do público. Isso porque a culinária é uma arte que está em constante renovação e você precisa estar por dentro do que surge de novo neste universo.
Outra dica importante é manter a qualidade dos produtos sempre em alta. Isso significa adquirir matéria-prima de boa qualidade e investir em uma produção bem feita, com higienização dos materiais e utilização adequada dos ingredientes, sem excessos nem escassez.
O conhecimento é um valioso aliado na demanda por melhorias no negócio e, por isso, é recomendada a realização de cursos para aprimorar suas técnicas de confeitaria. A Loja Santo Antonio oferece treinamentos que ensinam deliciosas receitas e habilidades decorativas.
Outra importante dica de marketing é o uso de vídeos interessantes e fotos atrativas, de boa qualidade, nas postagens da confeitaria. Use somente imagens de alta resolução e faça testes antes de postar, para se certificar de que vai obter os melhores resultados possíveis. Confira algumas sugestões:
Também é importante descrever bem seus produtos, apresentando os ingredientes que levam ao sabor, ao aroma, à textura e às harmonizações perfeitas. Mais informações permitem que o público fique mais esclarecido e, consequentemente, mais confiante no seu negócio.
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Essas são somente algumas técnicas de confeitaria que você pode utilizar para impulsionar suas vendas e conquistar mais clientes. Aproveite para conferir cinco dicas de marketing para vender mais e alcançar novos patamares por meio das suas técnicas de confeitaria.