Dicas Para Fazer Pudim e Arrasar Nessa Sobremesa

Blog Loja Santo Antonio > Diversos > Dicas Para Fazer Pudim e Arrasar Nessa Sobremesa
Dicas Para Fazer Pudim e Arrasar Nessa Sobremesa

O pudim se tornou uma das sobremesas mais amadas entre os brasileiros. No entanto, para acertar a receita, é preciso ficar de olho naquelas que são consideradas as melhores dicas para fazer pudim. Assim, você garante uma massa lisinha e um sabor inigualável, capaz de conquistar qualquer paladar.

Confira as sugestões mais relevantes para que você acerte a mão e arranque suspiros pela sua sobremesa. Você vai saber mais sobre:

  • ingredientes essenciais e suas variações;
  • técnicas e segredos para um pudim perfeito.

Conheça ingredientes essenciais e suas variações

Como qualquer receita, o pudim tem aquele conjunto de ingredientes básicos que caracterizam a sobremesa. Embora seja possível encontrar outras combinações pela internet, geralmente esses itens não vão passar por grandes variações.

Por exemplo, para fazer um pudim, você vai precisar de:

  • açúcar;
  • ovos;
  • leite;
  • leite condensado.

De acordo com a receita escolhida, podem ser necessários outros componentes. Para cada uma delas, é preciso ficar de olho nas dicas para fazer pudim de ameixa, leite condensado, chocolate, coco, entre outros sabores imperdíveis.

Conheça 5 técnicas e segredos para um pudim perfeito

Chegou a tão esperada hora de descobrir as dicas para fazer o pudim perfeito, aquele que pode ser servido como sobremesa de festa de fim de ano! Preste atenção e anote as sacadas que você ainda não usava!

1. Escolha dos ingredientes

A escolha dos ingredientes pode fazer total diferença na qualidade da sua receita, seja para atingir a consistência ideal do pudim, seja para atribuir um sabor mais gostoso. Por isso, priorize opções frescas e de boa qualidade, afinal, isso vai facilitar o preparo.

2. Com ou sem furinhos

Outra grande questão de quem faz pudim é saber como (e quando) deixá-lo com ou sem os furinhos. Se você quiser deixar os furinhos na massa, basta bater a mistura em velocidade alta e no liquidificador, assando em fogo alto.

Agora, se você quer um pudim sem furinhos, o truque é misturar os ingredientes cuidadosamente com um fuê, assando em fogo médio.

3. Calda caramelizada

A calda de caramelo também requer atenção, já que um simples descuido pode deixá-la com gosto de queimado. Por isso, é sempre bom ficar de olho na panela enquanto o açúcar estiver caramelizando. Acompanhe o ponto da calda pela cor: ela estará pronta quando aparentar uma coloração próxima ao âmbar.

4. Tempo de cozimento ideal

Se você for fazer o banho-maria no forno, o ideal é que o pudim asse por cerca de 45 minutos. Porém, como isso pode depender de um forno para outro, é bom ficar de olho na aparência da massa para ter certeza.

Leia também: Como Saber Se O Pudim Está Pronto

5. Banho-maria bem feito

O banho-maria é uma parte essencial dos pudins. Então, é melhor saber fazer para que a sobremesa fique realmente cremosa. Para isso, você pode cobrir a forma com papel alumínio para não ressecar a parte de cima. Outra dica é colocar a forma sobre uma assadeira com dois terços de água, repondo quando a água secar.

Dica extra

Se você já tentou fazer pudim várias vezes, é bem provável que a sua maior dificuldade tenha sido na hora de desenformar o dito cujo. De nada adianta fazer a receita perfeita se a hora de servir for um desastre, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas extras que vão ajudar a finalizar o seu pudim da melhor maneira possível.

A primeira delas diz respeito à temperatura da sobremesa na hora de desenformar. Quanto mais fria estiver a massa, menores são as chances dela quebrar. Inclusive, você pode deixar para tirar o pudim da forma quando ele já estiver gelado.

Ao retirar da geladeira, se precisar, use uma faca sem ponta e passe ao redor de todo o pudim, fazendo com que ele se solte das bordas. Depois, é só colocar a forma em uma das bocas do fogão. Isso vai fazer com que a calda aqueça, amoleça e se desprenda facilmente.

Por fim, é só virar o pudim em um prato, na posição em que ele será servido. Mas tome todo o cuidado possível para não se queimar, afinal, a forma vai estar quente. Para isso, utilize um pano para segurar ou então uma luva térmica para auxiliar nessa etapa. Evite acidentes na cozinha.

O último passo é derramar o restante da calda que fica no fundo da forma sobre o pudim. E está pronta a sobremesa!

Leia também: Por Que Você Deve Aproveitar A Black Friday Da Loja Santo Antonio?

Agora você já sabe quais são as melhores dicas para fazer pudim, já pode começar a praticar. Inclusive, não se esqueça de eleger ingredientes de confiança para as suas receitas, afinal, eles podem facilitar o processo.

Para isso, confira as opções disponíveis na Loja Santo Antônio e encontre tudo o que precisa para colocar as dicas para fazer pudim em prática e arrasar nessa sobremesa!

03
nov
2023