Diferença entre fava, essência e pasta de baunilha

Blog Loja Santo Antonio > Diversos > Diferença entre fava, essência e pasta de baunilha

Ei, você confeiteiro (a)! Tenho certeza que já ficou na dúvida se utilizaria fava de baunilha, a essência ou a pasta saborizante em suas receitas não é mesmo!? Por isso hoje nos trouxemos a diferença entre eles para você conhecer.

Por que usar Fava?

Primeiro vamos a uma curiosidade! Você sabia que a planta que produz a fava tem sua flor como orquídea? E a fava é o frutinho da planta. Incrível né?

Devido a demora no cultivo da fava ela acaba sendo um pouco mais cara, visto que tem grande parte do trabalho feito a mão até chegar para nosso consumo.

A fava é muito utilizada para a aromatização de bolos, tortas, doces em geral. Em confeitaria, panificação, fábricas de biscoitos e docerias.

A fava é indicada para quem busca maior sofisticação de sabores e original da baunilha.

Por que usar pasta de baunilha?

Já a pasta de baunilha também é utilizada para saborizar receitas! Ela é mais fácil de ser encontrada e tem um preço mais acessível comparado a fava. Elas são altamente concentradas o que acaba sendo vantajoso em questão de rendimento e oferecem muito sabor e o aroma da baunilha em suas receitas, visto que muitas marcas possuem pedaços da própria fava.

Por que usar essência de baunilha?

A essência de baunilha é diluída em álcool com a vanilla sintética (produzida pelas indústrias). Também é utilizada para aromatizar receitas na confeitaria e panificação e possui um valor bem mais acessível comparada as opções acima.

Por que usar extrato natural de baunilha?

O extrato de baunilha é a fava de baunilha embebida em uma solução alcoólica. O extrato de baunilha costuma durar bastante já que é muito concentrado e, por isso, não é necessário mais do que algumas gotas para saborizar e aromatizar toda a receita.

E aí, qual seu favorito para utilizar nas receitas?

26
out
2022